{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1664052185, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST12038" }
top of page

O que é fonte de energia renovável?


Você sabe o que é fonte de energia renovável? De acordo com a consultoria britânica Wood Mackenzie, em 2035, nosso país passará por um importantíssimo ponto de virada, que tem tudo a ver com esse conceito.


A partir desta data, de acordo com as projeções de mercado, fontes de energia renovável vão se tornar a melhor escolha, financeiramente falando, para todo tipo de projeto: seja em transporte, construção, indústria ou comércio. Isso deve acontecer porque o avanço de geradores solares, eólicos e baterias de porte elevado vêm tornando os combustíveis fósseis comparativamente caros a cada ano.


Se você se interessa pelo assunto e quer entender um pouco mais, continue a leitura deste artigo. Você vai ficar sabendo tudo sobre energia renovável no Brasil e no mundo!


O que é fonte de energia renovável?


Saber o que é fonte de energia renovável significa compreender que ela é gerada por fontes renováveis, que poluem em níveis bem menores do que as demais.


Dentre as principais fontes de energia renovável, podemos destacar a hidrelétrica (gerada pelo movimento das águas), a solar e a eólica (produzida pelo vento).


A fonte de energia renovável libera menos gases poluentes geradores do efeito estufa, mas, em alguns casos, pode provocar outros tipos de impactos ambientais, como a geração de resíduos e alteração de áreas naturais para construção de sistemas de geração de energia.


Por isso, é importante aliar a geração de energia renovável a algumas medidas de compensação dos impactos negativos. Algumas delas são a criação de políticas de replantio e recuperação de áreas utilizadas para cultivo (no caso da biomassa da cana), a implantação de programas de recuperação para espaços utilizados na construção de geradores de energia (como as fazendas eólicas) e o desenvolvimento de ações de responsabilidade social em conjunto com as comunidades ribeirinhas (no caso de hidrelétricas).


Quer entender como isso é feito na prática? Nosso parque de energia solar localizado em Minas Gerais, o Complexo Pirapora, dá uma nova funcionalidade a um terreno que não poderia ser utilizado para outros fins (como o plantio, por exemplo). Atualmente, esse parque é formado por 11 usinas e tem capacidade instalada de 321 MW de energia.


Energia renovável: quais as vantagens e desvantagens?


Agora que você já sabe o que é energia renovável, vamos falar um pouco sobre as principais vantagens e desvantagens desse tipo de geração. Confira!


Energia renovável: vantagens


É considerada uma fonte inesgotável de energia

Reduz a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo

Tem baixo impacto ambiental

Diversifica a matriz energética do país

Fortalece a autonomia energética, com mais produtores se tornando capazes de gerar energia.


Energia renovável: desvantagens


Altos custos para investir na infraestrutura necessária (esses custos estão reduzindo no ritmo do avanço da tecnologia)

Traz impactos à paisagem natural (por conta da infraestrutura exigida para seus processos de geração energética)

Está relacionada às condições ambientais e climáticas para funcionar adequadamente

Apesar das desvantagens, a energia renovável é uma opção com muito mais benefícios ao ambiente, à economia e ao consumidor, não é mesmo?


Quem é o maior produtor de energia renovável do mundo?


Em 2018 e pelo sétimo ano consecutivo, a China liderou o investimento global no setor de energia renovável, segundo o portal das ONU, em notícia divulgada em junho de 2019.


O investimento, que, em 2018 foi de 91,2 bilhões de dólares, ainda representou queda em comparação ao ano anterior. A explicação pode ser a mudança na política de tarifas governamentais, que impactou no investimento em energia solar.


Vendo esse ranking, dá até pra pensar que o Brasil é pouco desenvolvido no assunto, não é mesmo? Mas a verdade não é bem essa! Continue a leitura para entender como está o cenário de energias renováveis no país!


E no Brasil, como funciona o mercado?


Se você já leu nosso artigo sobre o que é matriz energética brasileira, conferiu que ela é muito diferente do padrão mundial. Aqui, apesar de ainda haver um forte consumo de fontes de energia não renovável, o uso de matérias-primas renováveis e fontes limpas é muito mais expressivo do que nos demais países.


De acordo com a CCEE (Infomercado Dados Gerais), a geração efetiva de energia em 2019 teve as seguintes fontes:



Atualmente, o Brasil conta com uma elevada participação das usinas hidrelétricas como geradoras de eletricidade, o que contribui para a popularização desta fonte.


A expectativa para os próximos anos é de que, assim como vem acontecendo com a energia solar e a energia eólica, também cresçam os investimentos em outras fontes renováveis.


O mais importante é perceber que o mercado de energia está em constante evolução e desenvolvimento. Por isso, além de entender o que é fonte de energia limpa e renovável, sugerimos acompanhar as notícias, informações e novidades do setor. Quer ficar por dentro de tudo isso? Assine a nossa newsletter!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page